sexta-feira, 17 de julho de 2009

SIGNIFICADO DA PALAVRA PACIENTE

Ser paciente num serviço de saúde significa receber atendimento. No dicionário de Aurélio Buarque, pessoa que está sob cuidados médicos é uma das definições atribuídas à palavra.

Citando publicações médicas consultadas internacionalmente, o professor Vicente Vaz, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco, diz que paciente é aquele que se submete a um tratamento por doença ou agressão. Vaz ensina aos futuros doutores noções iniciais do exame clínico, contato entre médico e doente.

Por essas informações é possível concluir que, para ser paciente, é preciso receber assistência. Não basta estar doente. Porém, a palavra paciente tem várias denominações. A origem, como lembra o próprio Vicente Vaz, vem do latim: patiens, de patior, que significa sofrer, suportar, aturar. Entre as nove definições que constam no Aurélio, além de resignado, tranqüilo, há vítima, pessoa que padece, doente.

Padecer pode ser mesmo uma condição do paciente do serviço de saúde, mas isso não significa que ele tenha que ser paciente no sentido de conformar-se, esperar que as coisas mudem por conta própria.

Fonte: Jornal do Commercio.

Um comentário:

Unknown disse...

QuaNDO PENSO NESSA PALAVRA PACIENTE: ME VEM CIENTE DE SUA PAZ