domingo, 5 de julho de 2009

OUVIDORIA E MEDIAÇÃO NOS PLANOS DE SAÚDE

O permanente conflito entre operadoras, prestadores e usuários, mais uma vez escorre pelas páginas dos jornais, desta vez em Brasília, com os pediatras suspendendo o atendimento de convênios e a CASSI às voltas com o mesmo problema junto à rede credenciada.

Embora tenha havido ajustes de preço nas tabelas nos últimos anos, o relacionamento entre médicos e operadoras é sempre tenso e desconfiado, porque nenhum dos lados está satisfeito, muito menos o principal personagem do sistema, que é o usuário.

Os mecanismos de fiscalização da assistência médica são muito caros e, por seu lado, os profissionais “enfiam a faca” para compensar sua baixa remuneração.

Médico não é adversário e os planos de saúde não são inimigos. Está na hora de harmonizar interesses, reduzir exigências e abrandar o espírito beligerante que reina no setor.

Está na hora dos planos de saúde criarem câmaras de ouvidoria e mediação, para conciliar os interesses e acertar o passo. Os usuários agradecem.

Josué Fermon é Consultor em Saúde Suplementar e Ouvidor certificado pela Associação Brasileira de Ouvidores – Ombudsmann.

3 comentários:

Anônimo disse...

estou reclamando de uma operadora de plano de saúde que não esta pagando seus prestadores de serviço chamada daymed locazida na rua almirante barroso 22, 20 andar
seus diretores são um bando de caloteiros

Anônimo disse...

Sr. Anônimo, não é correto chamar os outro de "caloteiros" em público, sem provas, declinando nomes, podendo incidir na prática dos crimes de injúria e difamação.
Certamente, esta prática não é aceita pelo dono deste blog.
Nada de O BOM, simplesmente A VERDADE.

isabel de jesus disse...

Boa tarde,minha cunhadatem 70 anos e trabalha com mto sacrifício para pagar o plano de saúde à 2 anos o transmontano,ela esta com um cancer de pele no rosto,e o ocologista disse que ela tem que operar com urgencia antes que enrraize,só que a transmontano aqui da baixada santista não tem hospital, e encaminhou ela para são paulo,após dias de espera de uma autorização,bom enfim, ela foi tres vezes em consulta,e tudo saindo do bolso dela as passagens qdo o medico disse à ela que era soó o plano autrizar[novamente] seria feita a cirurgia[ que não precisa nem de radio e nem de quimo] ai o plano aqui da praia grande liga para ela e diz que está autorizado,só que ela tem que esperar mais um mes pq o médico entrou em férias, o que fazer??