quinta-feira, 9 de julho de 2009

ANS E MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL FORTALECEM O SISTEMA DE SAÚDE SUPLEMENTAR

A Agência Nacional Saúde Suplementar (ANS) assinou um acordo de Cooperação Técnica com o Ministério Público Federal, para o intercâmbio de informações e para apurar e reprimir práticas lesivas ao setor, segundo nota da própria agência reguladora.

Embora assinado pelo Procurador Geral Antonio Fernando de Souza ao apagar das luzes de seu mandato, a medida é de uma importância sem precedentes, uma vez que fortalece e – por que não dizer – moraliza cada vez mais o sistema de saúde suplementar brasileiro.

Muito alinhado com seu antecessor no cargo, o novo Procurador da República, Dr. Roberto Gurgel, cujo nome foi aprovado ontem pelo Senado, informou que não conseguirá cumprir suas funções sem o diálogo permanente com outras instituições da sociedade e garantiu sua aproximação “com todos os órgãos de controle”.

Os Procuradores da República Aurélio Veiga Rios, da Câmara de Coordenação, e Fabiano de Moraes, do Grupo de Trabalho sobre Planos de Saúde, que no mês  passado participaram da solenidade de assinatura do acordo, deverão assegurar a continuidade desse intercâmbio.

Aliás, segundo o novo Procurador Geral em seu pronunciamento no Senado, as Câmaras de Coordenação precisam ter seu papel intensificado e é necessário retirar o caráter personalista da atuação do MP. “Quem atua é a instituição” disse o Dr.Gurgel.

Com a cooperação estabelecida, ganha a ANS, ganham os Prestadores de Serviço em Saúde e as Operadoras de planos privados de assistência à saúde. Parabéns!

Josué Fermon é Consultor em Saúde Suplementar e Blogueiro.

Nenhum comentário: