terça-feira, 21 de julho de 2009

GERENCIAMENTO DA SAÚDE COM REDUÇÃO DE CUSTOS

Um paciente bem informado e permanentemente assistido vai saber mais sobre o que é melhor para a sua saúde e vai fazer as escolhas certas. Quanto mais souber sobre o seu quadro clínico em geral, mais fácil será decidir o caminho a tomar, o que não quer dizer que seja necessariamente o mais oneroso.

Não estamos dizendo com isso, que é o paciente que deverá conduzir o seu próprio tratamento. Havendo mais informação haverá mais confiança no plano de saúde e por isso um maior envolvimento do usuário para que não haja excessos na prestação de serviços.

Com efeito, um programa de gerenciamento de saúde desenvolvido individualmente para os pacientes com maior demanda, vai influir definitivamente na redução dos custos de assistência médica e produzir mais satisfação nos usuários.

Os programas de gerenciamento de saúde executados em geral por uma equipe multidisciplinar, atuam efetivamente na troca de informação com o paciente e sua família, trazendo tranquilidade para todos e uma visível redução dos custos com a assistência médica em curtíssimo prazo.

O Plano de Saúde não deve passar a impressão de que objetiva simplesmente a redução de custos, porque isso pode gerar desconfiança; deve deixar claro, isso sim, que a preocupação é com a melhoria da qualidade de vida e a garantia de bem estar para o usuário, de forma absolutamente verdadeira.

É uma mudança de conceitos no relacionamento com o beneficiário que dá certo, acreditem.

Josué Fermon é Consultor em Saúde Suplementar e Blogueiro

http://jfermon.blogspot.com

 

Nenhum comentário: