segunda-feira, 20 de julho de 2009

SAÚDE FÍSICA E FINANCEIRA DAS AUTOGESTÕES

Por algum tempo me dediquei a prospectar e identificar autogestões com ações efetivas no cuidado da saúde de seus beneficiários e – pasmem – poucas são as que tem algum programa consistente e duradouro.

Os gestores em geral estão dispostos a isso, mas da idéia à ação pouco ou quase nada tem sido feito. As dificuldades administrativas, as complicações políticas internas ou mesmo a burocracia, neste caso, principalmente das autogestões do setor público, dificultam a inovação deste segmento no nosso Brasil brasileiro.

Dói, dói muito saber que essas operadoras precisam reduzir custos da sua carteira com ações voltadas para a prevenção de doenças e para o gerenciamento de casos quando a doença já estiver instalada.

Mais do que necessidade do ponto de vista da qualidade de vida dos beneficiários e do aumento da população de risco, é também uma questão imperiosa para o equilíbrio dos custos.

Não há encontro, reunião, seminário ou congresso do nosso segmento que não trate desse tema. Há publicações valiosas sobre promoção de saúde, prevenção e gerenciamento de condições crônicas. Hoje é a agenda nacional do setor!

E como fazer isso? – É simples. Faça uma análise da sua carteira com base nas contas médicas, identifique dentro dos diversos grupos diagnósticos os indicadores de maior gasto e parta para a ação já.

Não perca tempo. É vital para a saúde física e financeira do plano e também para a sobrevivência do sistema.

Josué Fermon é Consultor em Saúde Suplementar e blogueiro.

Jfermon.blogspot.com.br

Nenhum comentário: