terça-feira, 27 de outubro de 2009

A FESTA DA LAJE

Durante o II Seminário de Atenção à Saúde promovido na semana passada pela ANS, eu me senti como se estivesse naquela festa que as pessoas fazem sobre a laje, quando concluem uma etapa importante – e suada – na construção de uma obra, embora a comparação não seja lá muito apropriada.

Construir uma cultura de atenção à saúde é uma tarefa tijolo a tijolo neste terreno tão carente de organização e isso a ANS tem feito com afinco. Desta vez, abordou os critérios para a implantação de diretrizes clínicas e também da qualificação assistencial, entre outros temas.

Enquanto a maioria das nossas operadoras de planos de saúde ainda está se movimentando para criar seus próprios programas de prevenção, algumas tentando se enquadrar nas normas para obter os benefícios da Resolução Normativa Conjunta 001, do início deste ano, a ANS já avança na obra arquitetando o processo de atenção à saúde.

O que ainda falta, é a presença de entidades representativas do setor de serviços, como o NEAD, SINESAD, ABRAHCARE, etc., hoje preocupadas apenas com o rentável negócio da internação domiciliar (Home Care).

O clima de festa foi por conta das cerca de 300 pessoas que compareceram ao evento, conscientes de que a Agência está no caminho certo da regulamentação e que estamos aos poucos tornando o nosso sistema de saúde suplementar um dos mais bem construídos de que se tem notícia.

Ainda bem que a laje é figurativa para agüentar o peso de tanta gente!

Josué Fermon é Consultor em Saúde Suplementar

www.fermon.com.br

Nenhum comentário: